Nelson Delfino

Nelson

Nelson Delfino

Assistente em Administração no Hospital Universitário (HU)

Desde 2004 na UFSC, o técnico-administrativo em Educação Nelson Delfino trabalha na Coordenadoria de Suprimentos do Hospital Universitário (HU), na área de composição de preços de materiais para aquisição via processos licitatórios. Em 2017, ele investiu, com recursos próprios, num período na cidade de Stevens Point, nos Estados Unidos, onde participou de cursos de E-Marketing na Universidade de Wisconsin e língua Inglesa no Mid-State Technical College, em 2017.

“Stevens Point é pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes, e gira em torno da universidade. A cidade, em si, é voltada para a educação”, diz Nelson. Ele conta que foi “muito bem recebido” e pôde conhecer a estrutura da universidade, de onde destaca o respeito pelo patrimônio. “Muitos prédios ficam abertos no domingo e as pessoas podem circular e estudar, sem problema nenhum”.

Nelson ficou fascinado com a maneira que os norte-americanos recebem os visitantes. “Os EUA são um país multifacetado e conseguem extrair o melhor de cada um. Não é só o conhecimento que é repassado, eles querem aprender o que os estrangeiros trazem”, explica. “Eles não são bobos, sabem reconhecer uma coisa de excelência”.

Os participantes do curso de inglês de Nelson eram bem ecléticos: além dele, havia pessoas da Colômbia, México, Singapura, China e Irã, entre outros. “A internacionalização dá um grande ganho porque eles estão abertos a ouvir. A estrutura do curso é até uma forma de controle, onde perguntam tudo sobre a pessoa – de onde é, o que quer fazer ali…”

Nelson tem mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e especialização em Gestão e Marketing Estratégicos de Negócios pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e irá utilizar os conhecimentos adquiridos para incrementar o currículo. “Mesmo sem apoio, não desisti. A instituição deveria ter outros olhos para a internacionalização”, diz. “O enriquecedor do intercâmbio é instigar uma relação de troca: saber que tem algo de bom para mostrar e captar o melhor dos outros”, finaliza.